FranlegendSão Francisco de Assis, o Pai espiritual de toda Família Franciscana, inspirado pelo Senhor e conduzido pelo Espírito Santo, levou uma vida segundo o Evangelho, seguindo fielmente os passos de Cristo. Conquistado por Deus, tornou de novo compreensível a mensagem do amor de Cristo aos homens do seu tempo. Seguindo a Jesus Cristo, a exemplo de São Francisco, a forma de vida das Irmãs Franciscanas do Mártir São Jorge é esta: observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, em pobreza e castidade.

São Francisco de Assis viveu como um grande santo, pai para muitos frades, e arauto da alegria perfeita e o Evangelho de Jesus Cristo! Se criou no século 12 na Itália. Desfrutando duma vida de conforto, popularidade, e a estima de ser um soldado, Francisco Bernardone não soube das grandes coisas que Deus estava preparando para ele. Francisco, cooperando com a graça do Senhor, renunciou sua vida de conforto e a sua família e abraçou um modo de vida modelado naquele de Jesus. Ele levou as palavras de Jesus nos Evangelhos ao pé da letra: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu.  Depois, vem e segue-me.” (Mt 19,21); “Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas” (Lc 9,3).  “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me” (Lc 9,23).

Um grande amor pela Encarnação de Jesus e a Sua Paixão ardia profundamente dentro do coração de Francisco. Logo, muitos começaram a desejar a seguir seu caminho e a família franciscana nasceu.  É dentro desta tradição franciscana que nós vivemos, apoiando a Igreja e seguindo o Evangelho de Jesus Cristo.

Fatos sobre Francisco: 

  • Nasceu em 1182 em Assis, Itália 
  • 1210 – Começou a ordem franciscana
  • Morreu em 1226 na Porciúncula (onde o São Francisco e os seus frades moraram por primeiro)  
  • São Francisco ouviu a chamada de Jesus através do crucifixo na Igreja São Damião, “Vai, reconstrói Minha Igreja,” e ele fez assim de todo coração.

(Clique aqui para um artigo mais detalhado sobre São Damiao.)